DICAS SOBRE como COMPRAR CARRO NA NOVA ZELÂNDIA

dicas de viagens

Como comprar um carro na Nova Zelândia? Se você tem interesse em comprar um carro e não sabe por onde começar, objetivo deste post é mostrar o passo a passo, e como funciona a compra e venda de um carro, na Nova Zelândia.

Na Nova Zelândia o mercado de carros usados é bem movimentado, além dos valores atrativos, é uma opção comum entre os backpackers, que compram carros no inicio de suas viagens e vendem no final de suas roadtrips, ou seja a rotatividade é grande. Sem falar que o sistema de compra e venda de carros na Nova Zelândia é simples e objetivo.  As palavras em verde possuem os links direcionados para os sites dos órgãos públicos e empresas que cito no texto, basta clicar.

Onde comprar um carro usado?

Há uma variedade de formas, porém os mais comuns são:

- websites como Auto Trader , TradeMe , AA CarsBackpackerboard

- Grupos no facebook, há vários grupos, páginas relacionadas a vendas de carros.

- Nos quadros de avisos de hostels;

-Lojas de carros usados;

Os lugares com mais opções de venda de carros, são Auckland, Wellington e Christchurch, nesses lugares estão os aeroportos como a maioria dos vôos internacionais, ou seja, os backpackers chegam e voltam para seus países desses lugares, então acaba se intensificando a quantidade de compras e vendas. Mas nada te impede de achar algo interessante em outras cidades, nós encontramos o nosso carro em um grupo de backpackers em Queenstown e compramos e vendemos facilmente.

Como descobrir se o preço é justo?

Para saber se esta pagando o preço justo, sugiro usar uma ferramenta de apoio que é o Turners , um site que faz avaliação do valor atual do carro. Basta completar com as informações do carro que você pretende comprar e o site te dar uma média de valor de mercado. Ele nos ajudou bastante, tanto na hora de comprar, quanto na hora de vender.

O que verificar antes de comprar um carro?

1-  O carro tem WOF válido?

O WOF (Warrant of Fitness ) é um certificado que informa que o carro está apto e seguro para ser utilizado. Para carros registrados janeiro de 2000 o WOF é válido por 12 meses, antes de janeiro de 2000, ou seja as latas velhas, que é o mais comum entre os backpackers o WOF tem validade de apenas 6 meses.

A data de expiração WOF é fixada em um adesivo no pára-brisas do carro e é obrigatória. Porém, o WOF não pode ser considerada uma garantia de que o carro esta 100%, pois detalhes importantes como o motor não são avaliados , só nos casos que esteja visivelmente abaixo dos limites de segurança. Mas pode ser usado como indicativo positivo. Saiba mais detalhes sobre o WOF, clicando no link.

rar carro na nova zelandia

2- Quando vence REGO (ou Vehicle licensing)?

O REGO, ou licenciamento de veículos é uma taxa parecida como o nosso IPVA, significa que o veículo está autorizado a usar as vias estradas públicas. O interessante é a forma de pagamento, pois você pode precisa pagar 12 meses de uma vez, pode escolher entre 3 a 12 meses e ir pagando proporcionalmente. Por que é importante saber quando expira? Pois a partir do momento que o carro está no seu nome as responsabilidades são suas, e os custo que precisa ser programado. Você mesmo pode consultar o valor e o vencimento do REGO, basta entrar no site abaixo e digitar a placa do carro e vai saber o valor exato a ser pago rightcar.govt.nz/rego

Para mais informações sobre REGO 

3- O carro está em boas condições?

Esse é um ponto decisivo na compra de carro, se você não entende do assunto o melhor é pagar por uma revisão profissional. Mas se você acha que manja bem do assunto, leia essas dicas de avaliação nesse link.

Comprando o carro

Superada a parte em que você se sente seguro das condições e documentação do carro em questão, agora é só formalizar a venda informando New Zealand Transport Agency, que você é o novo responsável pelo veiculo. Para isso, basta ir até um PostShop (em algumas cidades como Queenstown, funcionam junto com o Kiwi Bank), ou também pode ser feito online no site da  www.nzta.govt.nz, caso opte por fazer pessoalmente não esqueça de:

-Preencher o formulário transferência, disponibilizado no Postshop ;  

-Levar sua carteira de motorista( internacional ou a tradução juramentada), passaporte e endereço;

- Pagar a taxa de transferência;

- No final , pedir uma cópia do comprovante de pagamento da taxa de transferência do vendedor para te assegurar em relação a multas e afins.

Dica: Mas se você não quer ter trabalho com nada, recomendo fazer o que a moça que comprou nosso carro fez. Ela foi na  na empresa www.vtnz.co.nz e eles fazem tudo lá mesmo, desde avaliação do carro, emissão de WOF, transferência de titularidade, tudo até preencher a papelada, a moça só assinou e pagou algo uma pequena taxa pelo serviço,  eles foram super prestativos e eficientes .

Custos fixos de um carro na Nova Zelândia

- WOF dependendo da idade do carro é pago a cada 6 ou 12 meses. Saiba mais detalhes  no site oficial clicando aqui. 

REGO, você que escolhe de quanto em quanto tempo quer pagar(o mínimo é 3 meses e o máximo é 12). Saiba mais detalhes visitando o site da NZ Transport Agency

Para saber quanto vai custar o REGO do seu carro, basta entrar no site abaixo e digitar a placa do carro e vai saber o valor exato a ser pago. rightcar.govt.nz/rego

SEGURO, na Nova Zelândia como no Brasil, não é obrigatório ter seguro de carro. Como na maioria das vezes os carros são velhos mesmo e qualquer reparação mais complexa acaba sendo mais cara que ele, o interessante é ter pelo menos, um seguro para cobrir danos em terceiros. Saiba mais sobre o assunto seguros nesse link.

- GARAGEM, muita gente não pensa nesse detalhe mas principalmente para quem mora em cidades grandes como Auckland e Wellington e geralmente dividem apartamento ou casa com outras pessoas. Já se perguntou se onde você mora tem uma vaga de garagem disponível? A maioria dos apartamentos cobram extra pela vaga, algo em torno de $40 por semana. 

Além disso tem troca de óleo , manutenção, custos com estacionamento, gasolina e etc. Por isso, pense bem antes de assumir os custos de um carro, principalmente nas cidades grandes onde o serviços de transporte públicos são relativamente eficientes. Se o objetivo é fazer uma RoadTrip é interessante a ideia de dividir os custos de carro com amigos, mas se você vai usar o carro 1 vez por semana, o melhor mesmo é alugar.

Dica para quem tem carro velho

O serviço da AA, chamado de Road Service Breakdown Assistance , é ótimo para quem tem carro velho, na época pagamos $80 nos tornamos membros, com isso recebemos um vale com 6 assistências que valem durante 1 ano, 24 horas por dia, não é um seguro, é apenas uma assistência. Essa assistência vale para as seguintes circunstâncias,  tipo se a bateria morrer, eles vem reanima-la, se trancou a chave dentro do carro, eles vão destravar, acabou a gasolina no fim do mundo, eles te trazem, e alguns pequenos reparos também estão inclusos. Contratamos o serviço, nossa bateria morreu em Abel Tasman, ligamos para assistência demos o numero do cartão que recebemos e pronto em meia hora o cara estava lá para nos salvar.

Se você tem alguma informação ou correção que possa melhorar o conteúdo desse post, sinta-se a vontade para deixar um comentário, e ficaremos felizes com sua contribuição!

dicas de viagens

Sobre a Nova Zelândia:

Deixe seu comentário