DICAS SOBRE COMO ESCOLHER SEU SEGURO VIAGEM

dicas de viagens
Seguro Viagem

Será que eu realmente preciso de seguro viagem? Eu não sou do tipo que se envolve em situações de risco, e também não faço esportes radicais, entre milhares de afirmações e blá blá blás. Coloque na cabeça que todos nós estamos sujeitos a situações de risco, e por mais que alguns sejam mais cuidadosos, não temos nenhuma garantia que concluiremos nossas viagens sãos e salvos.

Por isso, seguro viagem sempre esteve na minha lista de prioridades, mesmo que não seja uma exigência do país de destino. Posso até parecer pessimista ou dramática, mas minha maior justificativa para ter sempre um seguro viagem é: Se eu morrer e estiver longe de casa, não quero imaginar o sofrimento de minha família de além de ter que lidar com a perda, ter que arcar com os custos de me trazer de volta, e consciente que eles não teriam condições, não quero ser um cadáver de um curso de anatomia, daqueles que passam nos filmes por ai. (Eu viajo na maionese, mas juro que sou legal). 

Mas independente dos seus dramas ou motivos, o seguro viagem é um item indispensável, e o objetivo desse post é justamente te ajudar a saber o que priorizar quando estiver escolhendo o seu seguro viagem. 

Há dezenas, centenas, milhares de empresas que vendem seguro de viagem, todas partindo do mesmo pressuposto mas cada uma com suas individualidades e focos. Bem, a forma mais eficiente de avaliar o quão bom é um seguro, é lendo a apólices ( que nada mais é que o documento que formaliza os direitos e deveres das partes). Geralmente, são extensas e com várias cláusulas e detalhes . Por isso, para sintetizar essa busca, foque no que é importante prá você, isso vai otimizar a sua busca. Então comece respondendo as seguintes perguntinhas para entender que tipo de cobertura de seguro de viagem você precisa:

Para onde estou indo?

Seguro Viagem

Veja se a seguradora oferece coberturas para o destino escolhido, existem algumas seguradoras que não englobam todos os países, esse detalhe será a primeira parte da peneira.

Obs:. É obrigatório o seguro viagem para todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen com uma cobertura mínima 30 mil eurozitos! São eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Itália, Irlanda, Islândia, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Suécia e Suíça;

- Cuba, também é exige o seguro viagem de seus visitantes, para mais detalhes sobre o assunto clique aqui.

- Nova Zelândia, se você vai como visitante, estudante ou WHV é necessário ter um seguro. Saiba mais detalhes no site da imigração, clicando aqui.

- A Austrália exige que estudantes de intercâmbio tenham o seguro-saúde Overseas Students Health Cover (OSHC), para mais detalhes clique aqui.

Aconteceu comigo: Eu estava viajando para um desses países Asiáticos onde não era obrigatório seguro, bem na época do surto do H1N1, na fila da imigração selecionaram aleatoriamente algumas pessoas e eu estava entre elas, todas as pessoas que não tinha seguro foram retiradas da fila, como eu tinha continuei e não tive problemas. 

Quanto tempo você vai ficar?

Seguro Viagem

Claro, que o tempo influência no preço total, mas disso não é possível fugir. O foco do tempo nessa pergunta é relacionado quanto investir no seu seguro. Por exemplo, vou viajar de férias durante 15 dias para um pais X, ou em outro caso vou fazer um intercâmbio de 1 ano em um pais X. Em ambos os casos o seguro é necessário, mas o tempo aumenta a probabilidade de você precisar do seguro. Não estou falando que se a viagem é rápida posso comprar o mais barato, NÃO ,mas em caso de viagens longas redobrem os cuidados e se possível invistam em algo além do básico dos básicos, sei lá pensar quem sabe em uma cobertura que inclua a parte odontológica, fica a dica.

O que você vai fazer por lá?

Seguro Viagem

Se a resposta é: vou apenas fazer compras, ou vou estudar, ou vou passear. Então não precisa comprar um seguro de esportista radical. Existem até algumas seguradoras que oferecem uns seguros específicos para estudantes, ou esportistas, ou mochileiro... Bem, minha sugestão é compare ambos para ver a diferença, e se vale a pena, a última vez que fiz essa comparação a única diferença que havia em entre o geral e o específico era o preço (bem mais caro), o resto era tudo muito parecido. 

Você vai levar coisas de valor?

seguro viagem

Se a resposta é não, pule essa parte. No meu caso eu tenho meu equipamento fotográfico, também pode se tratar computadores, jóias, eu sempre procurava coberturas que levassem em consideração esse detalhes, mas é bem complexo e caro. E no final das contas ficou mais barato ter um seguro a parte e especifico, para quem tem interesse no assunto leia esse post super legal que fala sobre seguro de equipamento fotográfico.

Você tem problemas de saúde?

Seguro Viagem

Geralmente, doenças pré-existes, não são cobertas. Isto pode variar de algo tão comum como alergias, diabetes, doenças cardíacas entre outras. Se você tiver alguma dessas condições, entre em contato com a seguradora e entenda direitinho como funciona, e o melhor mesmo é optar por um seguro personalizado que englobe suas condições.

Qual o valor de cobertura necessário?

Seguro Viagem

Muita gente acha que o importante é ter um seguro, mesmo que ele seja o mais barato com as condições mais chinfrins possíveis. Mas não e bem assim, quando você compra um seguro, além de todas as regras e exceções existentes ainda existem o valor da cobertura, que e o limite, o valor máximo da cobertura dos seus gastos. Então como saber o valor ideal para uma cobertura? Como não podemos prever o futuro e saber o que vai acontecer, ou quanto um possível acidente ira nos custar e um pouco complicado mensurar isso. Mas em minhas leituras em busca sobre o assunto, li um artigo interessante na revista exame.com encontrei que uma dica interessante na hora de definir um valor cobertura, seria entender os custos hospitalares do lugar para onde estou viajando. Também preste atenção nos detalhes por exemplo se a cobertura é apresentada em reais ou em dólar.

Lembrete: Antes de viajar não esqueça de deixar uma cópia da apólice do seu seguro viagem com alguém de sua confiança, afinal se acontecer algo e você não tiver condições de resolver, seus amigos e familiares saberão por onde começar! 

Acredito que o domínio das questões acima apresentadas iram te ajudar a se direcionar melhor em sua busca por um seguro viagem. Caso tenha alguma dica que poderá ajudar outras pessoas, deixe nos comentários.

SAIBA SOBRE NOSSA PARCERIA COM A REAL SEGURO VIAGEM


É muito legal indicar algo que você confia, e além de clientes agora somos também parceiros da Real. Lembrando que o foco das dicas acima é te ajudar a encontrar um seguro viagem que se adapter as suas necessidades, independente de onde você deseje compra-lo, por isso analise, pesquise e faça o melhor negócio independente que seja no nosso parceiro ou qualquer outro.

O legal da REAL é que ela é uma plataforma que reúne diversas corretoras de seguro, assim você tem a opção de comparar os preços e escolher a que mais atende suas necessidades. Você pode fazer uma cotação agora mesmo, e já visualizar online os preços e gostar contratar é tudo bem simples! Lembrando que comprando os produtos no blog além de estar estimulando a continuidade, sem pagar nada extra por isso. Caso você opte por pagar com boleto bancário, receberá 5% de desconto, ou dividir no cartão de crédito em até 6 parcelas!

FAÇA AQUI SUA COTAÇÃO

Seguro viagens


Deixe seu comentário