GILI ISLANDS, INDONÉSIA

dicas de viagens
Gili Air, Indonesia

Areia branca e mar com vários tons de azul, assim e esse paraíso.

As ilhas Gili Trawangan, Gili Meno e Gili Air, são destinos bem populares para turistas que visitam Bali, já que o arquipélago fica pertinho . Esse post tem bastante informação e custos de nossa passagem pelas ilhas.

Quando decidimos no hospedar em Gili Air, escutamos vários comentários do tipo: vocês estão indo para ilha errada, ou todo mundo vai pra Gili Trawangan. Mas foi justamente essa nossa estratégia, tentar fugir dos lugares populares e economizar. E o resultado de nossa escolha foi um sucesso, e acabou sendo a melhor parte de nossa viagem a Indonésia.

COMO CHEGAR A GILI ISLANDS ?

Obviamente para ir até a ilha você deverá chegar barco. Existem várias companhias que fazem o trajeto. Por isso, minha dica e cotar, pois as diferenças são bem exorbitantes. Os tickets para o fast boat mais em conta que conseguimos foi o da Wahana Gili Ocean, pagamos 700.000 IRD por pessoa ida e volta ($ 26,00 na cotação de fevereiro de 2016), já incluído o transfer ida e volta do lugar onde estávamos (Sanur) até o porto.

Empresa: Wahana Gili Ocean

Website: www.wahanagiliocean.com

E-mail: info@wahanagiliocean.com ou wahanagiliocean@yahoo.com

Endereço: Rama St, Klungkung- Bali, Indonésia.

Telefones: 0366-5596044 ou 0366-5596045

Gastamos mais ou menos 30 minutos de Sanur até o porto de onde o barco sai, e em torno de 1h30 do porto até Gili Air. Pelo preço que pagamos estávamos esperando uma canoa, mas para nossa surpresa o barco era muito bom, com cadeiras confortáveis e ar condicionado. Dica: Quem tem problemas de enjôo em viagens, sugiro tomar um medicamento para garantir, pois o barco e pequeno, rápido e balança que é uma beleza. Na ida foi tudo tranquilo, mas durante a volta o mar estava agitado e tinha ondas enormes e por pouco não chamei hugo!

ACOMODAÇÃO

Existem muitas opções de acomodação, muitas mesmo. Opção para todos os gostos e bolsos. Em nossa viagem costumamos usar o Airbnb, e sempre tivemos muita sorte com nossas escolhas, até porque diferente do que muita gente pensa, no Airbnb não oferece apenas quartos em casas de famílias. Você pode encontrar quartos de hotel, apartamentos e excelentes lugares individualizados. No caso de Gili Air, alugamos um Bangalow pelo Airbnb, no LUCKY'S BUNGALOWS, pagamos apenas 300.000 IRD por um quarto de casal (o equivalente a $30,00 em fevereiro de 2016), com café da manhã incluso.

TRANSPORTE

Não existem carros nem motos a gasolina na ilha, apenas contáveis motos elétricas, e várias bicicletas e Charretes.

  • Bicicletas, elas estão em todos os lugares, a diária custa por volta de 60.000 IRD (o equivalente a $4,50 em fevereiro de 2016).
  • Charretes, o custo de um passeio para 2 pessoas custava IRD 100.000 (o equivalente a $7,00 em fevereiro de 2016). Eu não usei as charretes, pois achava uma maldade aqueles cavalos carregados de malas e um monte de gente nas charretes com apenas 1 cavalo. Sem falar que ficam o dia todo no sol, e muitos ainda enfrentam um segundo turno de trabalho carregando areia para as construções na ilha, coisa que me deixava muito mal. Claro, isso e a minha opinião do ponto de vista protetora dos animais, sei que existe o lado da geração de renda para as famílias, e justamente por esse motivo, deveriam cuidar melhor dos seus cavalos.

No fim das contas não alugamos nem bicicleta e não usei as charretes pelo motivo acima, mas na verdade achamos totalmente desnecessário transporte, afinal você não gasta mais de 1 hora para dar a volta na ilha. Durante os 7 dias que estivemos por lá, fizemos o trajeto a pé todos os dias, exercitar as canelas faz bem povo!

Gili Air, Indonesia

Charretes, são o principal meio de transporte da ilha.

O QUE FAZER ?

Embora a maioria das pessoas optem por ficar em Gili T, por ser a ilha maior e ter uma vida noturna mais badalada, eu particularmente achei tudo muito mais caro e encontramos muita sujeira na praia nada comparado com Bali, mas me incomodou, então chegamos a conclusão que das 3 ilhas, Gili Air era a mais limpa.

Caso, queira comparar os preços de locomoção entre as ilhas veja a tabela abaixo:

Gili Air, Indonesia

Tabela com horários e valores de transporte entre as ilhas.

Como nas outras 2 ilhas fiz apenas passeios de um dia, a maioria dos valores citados nesse post foram pesquisados em Gili Air.

  • MERGULHAR!  Há vários centros de mergulho nas ilhas, você pode fazer aulas com profissionais. Sem dúvidas essa e a principal atividade das pessoas que visitam as Gilis. Os mais famoso lugares para mergulho são  Reef de Hahn, que é o local de treinamento para iniciantes e o Wall Air Gili, onde você pode ver tartarugas ,cavalos-marinhos e uma variedade de espécies marinhas. Ou se você não se sente segura para mergulhar, pode simplesmente ALUGAR OU COMPRAR UMA MÁSCARA DE SNORKELLING ( você consegue alugar por uns 20.000 IRD) e ir para as áreas onde consegue VER OS CORAIS, foi o que fizemos. Mas existem umas excursões cheias de chineses que levam as pessoas para ver os corais, up to you!
  • APROVEITAR UM DIA DE SOL NA PRAIA, tomando cerveja, também e uma ótima opção para relaxar, conhecer gente nova ou por o papo em dia com seus amigos ou parceiro.
  • CAMINHAR EM VOLTA DA ILHA, Gili Air (média 1 hora) Gili T (média 2 horas), tudo muito seguro.
  • Assistir ao PÔR DO SOL, essa era uma das nossas atividades diárias.

ALIMENTAÇÃO

A comida foi algo que nos impressionou muito, pois era tudo muito gostoso, não tivemos boas experiências em Bali, meio que fomos sem muita expectativa por ser uma ilha, mas pelo contrário, comemos muito bem.

Nossa alimentação era a seguinte, café da manhã no hotel grátis, no almoço comíamos um lanche (hamburg ou algo local que geralmente custa em torno de 30.000 IRD), e no fim da tarde íamos a um restaurante na praia assistir ao pôr do sol, tomar cerveja e comer bem. Nesses restaurantes pagávamos em média IRD 60.000 (em torno de $4.5 na cotação de fevereiro de 2016) por prato e a cerveja no Happy Hour custava por volta de IRD 35.000 ($ 4,00 na cotação de fevereiro de 2016). Nós seguimos a lista dos melhores recomendados no Tripadvisor, e foi simplesmente divino.

Achamos as ilhas um ótimo lugar para quem quer descansar, sendo um perfeito casamento com uma passagem rápida aos pontos turísticos de Bali. Os únicos pontos negativos são o banho com água salobra, e as pessoas vendendo muamba na praia (bem no estilo praias brasileiras) mas isso tiramos de letra.

dicas de viagens

Deixe seu comentário