INTERCÂMBIO e trabalho VOLUNTÁRIO NO EXTERIOR

intercâmbio e trabalho voluntário no exterior

Esses dias conversando com uma amiga que está planejando um intercâmbio, descobri algo incrível que é a AIESEC, um organização que oferece intercâmbio e trabalho voluntário no exterior. Sem falar que é maior organização administrada por jovens no mundo, e ainda é reconhecida pela ONU pelos seus trabalhos sociais. Algo simplesmente gigantesco, que está presente em mais de 120 países, com opções de intercâmbios que vão da África a Europa, com projetos diferenciados onde você pode ser um professor de inglês, cuidador de idosos, ou exercer uma função em sua área.

Como não me contaram isso antes? Por isso, pesquisei, entrei em contato com a AIESEC, e cheguei à conclusão que deveria dividir essa ótima opção de intercâmbio barato e seguro, ideal para marinheiros de primeira viagem, que ainda não se sentem seguros em programar sozinho uma viagem.

Esse post tem o objetivo de apresentar o funcionamento da AIESEC de forma objetiva, mostrando que seu sonho de intercâmbio pode estar mais próximo do que você imagina.

A AIESEC possui vários programas de trabalho voluntário no exterior, com o objetivo de viabilizar a integração de jovens e atividades voluntárias no mundo. Além da experiência do voluntariado, o jovem terá a oportunidade de conhecer uma nova cultura, língua e fazer novas amizades. Com a segurança de um intercâmbio confiável e diferenciado de uma organização que está presente no mundo inteiro. Visite o site da AIESEC e conheça melhor.

REQUISITOS PARA FAZER UM INTERCÂMBIO E TRABALHO VOLUNTÁRIO NO EXTERIOR PELA AIESEC?

Você deverá ter idade entre 18 e 30 anos, ser graduando, pós-graduando ou ter concluído no máximo até dois anos e ter um inglês ou espanhol básico (Programa cidadão Global) e intermediário para (Programa Talento Global), nesse post vou explicar a diferença entre eles, por isso continue lendo. Se você se enquadra nesse perfil basta cadastrar-se CLIQUE AQUI.

COMO FUNCIONA A PREPARAÇÃO PARA O INTERCÂMBIO E TRABALHO VOLUNTÁRIO DA AIESEC?

PRIMEIRA ETAPA- Após o cadastro a AIESEC da sua região entrará em contato por e-mail e agendará uma entrevista que poderá ser pessoalmente, via Skype ou telefone, o objetivo da entrevista é identificar se os seus objetivos condizem com os objetivos da AIESEC, e principalmente apresentar o funcionamento.

SEGUNDA ETAPA- Após aprovado na primeira fase, o segundo passo é iniciar sua busca por projetos disponíveis. Você preencherá um cadastro com o seu perfil, e terá acesso a um sistema com uma lista de lugares e oportunidades  de intercâmbio e trabalho voluntário no exterior oferecido pela AIESEC em todo o mundo.

TERCEITA ETAPA- Após escolher o seu projeto, você deverá APLICAR PARA VAGA, e o responsável pelo projeto agendará uma entrevista via Skype, para conversar e te aprovar ou não para participar do projeto.

QUARTA ETAPA- Após aprovado poderá iniciar os preparativos de seu intercambio. A AIESEC possui manuais e toda assistência, para que economize, por isso não hesite em pedir ajuda.

QUAIS OS PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO E TRABALHO VOLUNTÁRIO NO EXTERIOR DA AIESEC?

CIDADÃO GLOBAL, nesse programa o público alvo são pessoas que procuram fazer trabalho com trabalho voluntário no exterior, e geralmente as ONGS oferecem estádia e alimentação e os projetos tem em média uma duração de 1 a 3 meses.

TALENTO GLOBAL, nesse programa é o oferecida uma remuneração básica baseada no valor necessário para arcar com moradia e alimentação. E a duração pode variar em 3 e 12 meses.

Em ambos os casos os interessados arcam com os custos de passagens áreas, seguro viagem e pagar uma taxa que varia de R$ 1.400,00 (Programa cidadão Global) e R$ 1.900,00 (Programa Talento Global).

Particularmente acho essa taxa baratíssima levando em consideração que você terá uma agente profissional te ajudando com todo planejamento da viagem, a garantia de ser uma empresa reconhecida. Ou seja, você tem todo esse apoio pré-viagem, todos os benefícios de acomodação, alimentação e aprendizagem durante a viagem.

Mesmo sendo uma organização sem fins lucrativos, qualquer empresa tem seus custos para existir, por isso não reclame da taxa pois certamente estará sendo revertida nos próprios projetos e viabilização de sua viagem.

Veja a experiência de intercâmbio e trabalho voluntário da Julia Jolie,  uma youtuber que acompanho. Ela conta como foi o seu intercambio na china através da AIESEC.

Claro, a AIESEC foi o foco desse post pelo tamanho e credibilidade na área, mas existem várias formas e instituições que oferecem serviços com essa combinação. Se você alguma outra  forma interessante de fazer trabalho voluntário no exterior, compartilhe conosco.  Se você já foi intercambista da AIESEC, compartilhe nos comentários sua experiência e inspire outras pessoas.

Deixe seu comentário