dicas de viagens

SKIPPERS CANYON ROAD, QUEENSTOWN, NOVA ZELÂNDIA

Uma das estradas mais perigosas do mundo,  já foi cenário do filme Senhor dos Anéis e também representa a história da mineração da região,  chamada de Skippers Canyon Road em Queenstown, Nova Zelândia. Conheça mais sobre esse roteiro incrível.

Skipper Canyon Road a estrada mais perigosa  da Nova Zelândia

Skippers Canyon com vista para o Rio Shotover e  belíssimos canyons e montanhas.

A aventura escolhida foi a Skippers Canyon Road, o início do trajeto fica a aproximadamente 10 km de Queenstown, é um roteiro bem conhecido e incrivelmente assustador para a maioria das pessoas. O que faz esse roteiro tão perigoso são as estradas estreitas e sinuosas com vista para os penhascos, coisa de cinema. A estrada possui uma extensão de 16,5 quilômetros, e foi esculpida à mão por mineiros há mais de 140 anos atrás. A estrada foi construída durante o apogeu do ouro na região, com objetivo de melhorar o acesso ao Shotover River e facilitar as buscas por ouro. 

Skipper Canyon Road a estrada mais perigosa  da Nova Zelândia

Skipper Canyon Road a estrada mais perigosa da Nova Zelândia.

Só estando lá para sentir a emoção, a estrada é tão estreita que, se dois veículos se encontrarem será um problema, já que são poucos os lugares que tem espaços para 2 carros. Nos tivemos sorte, pois encontramos apenas 3 carros durante todo o trajeto e em lugares com espaço suficiente para não termos que voltarmos quilômetros de ré.

Porém, para visitar o Skippers Canyon você optar por ser mais responsável que nós, e contratar um passeio guiado com os profissionais do Nomad Safaris , uma empresa local que faz esse tour há anos.  Não vale a pena se arriscar tanto, na verdade não tínhamos muita noção do que nos esperava, por isso fizemos o percurso em nosso carro.

Em minhas pesquisas também verifiquei que a Skippers Canyon Road é uma das duas únicas estradas do país onde o seguro de carro locado não cobre possíveis acidentes, a outra é a Ninety Mile Beach, que fica na Ilha Norte e que eu também, assunto para um outro post. Saiba quais as 10 estradas mais perigosas do mundo.

A estrada é formada por quilômetros de vistas deslumbrantes, penhascos assustadores e íngremes, eu quase enfartei, e olha que quem estava dirigindo era meu marido. Porém, além de toda emoção e perigo, a Skippers Road também oferece paradas históricas, que contam a história da descoberta de ouro no Skippers Canyon em 1862 e a carga cultural deixada diante do enorme fluxo de mineiros que esse evento deixou no local. 

A Skippers Canyon Road, também foi cenário do Senhor dos Anéis , quando Arwen derrota Nazgûl. a cena se passa em um dos trechos do rio, a localização exata é a da seguinte coordenada 44° 50.724'S 168° 41.054'E. Clique para mais informações a respeito dos lugares onde o Senhor dos Anéis foi filmado.   Veja o video da cena realizada no Skippers Canyon:​

Skipper Canyon Road a estrada mais perigosa  da Nova Zelândia

Esse é o rio onde a cena do trecho do Senhor dos Anéis foi filmada, e faz parte do roteiro  Skippers Canyon .

Há uma série de curtas caminhadas na área final  da estrada do Skippers Canyon, onde é possível conhecer melhor a história dos mineradores que viveram na área e fazer pequenas caminhadas para os lugares abaixo listados. Clique no aqui para detalhes.

Skippers Point School

Skipper Canyon Road a estrada mais perigosa  da Nova Zelândia

Skippers Point School, era a escola frequentada pelos  filhos dos mineiros, e funcionou de 1879 até 1927. Atualmente é patrimônio histórico da região.

Skippers Point Cemetery

Skipper Canyon Road a estrada mais perigosa  da Nova Zelândia

Cemitério - Mesmo com um aspecto de abandonado, e bastante significativo, já que a maioria das pessoas enterradas ali, morreram em acidentes nas minas. 

Johnston’s Otago Hotel

Skipper Canyon Road a estrada mais perigosa  da Nova Zelândia

As ruínas do Hotel Otago, ´que era o principal ponto de encontro dos Skippers, e funcionava com área de lazer para os trabalhadores das minas, uma especie de pub.

Pleasant Terrace Walk

Skipper Canyon Road a estrada mais perigosa da Nova Zelândia

Pleasant Creek Terrace Historic Walk - Além de uma curta caminhada você vai ver as cicatrizes da mineração na região.


Para mais informações sobre a história do local, distâncias das caminhada,mapas, como acampar no local e etc, clique no link Skippers : Walks and tracks in the Shotover valley.

Em resumo foi um dia incrível, para você que gosta de fortes emoções a Skippers Road está mais que recomendada, é possível reservar um dia inteiro para aproveitar as atrações do lugar. Veja abaixo mais algumas fotos referentes ao nosso passeio.

Skipper Canyon Road a estrada mais perigosa da Nova Zelândia

A Skippers Bridge, foi durante muitos anos a mais alta ponte de bungee jump no mundo (71 metros acima do rio com 95 metros de comprimento), atualmente está atrás da Pipeline Bungy com (103 metros). Construída em 1886, para ajudar na travessia dos mineiros para os locais de trabalho.

dicas de viagens

Deixe seu comentário