Tongariro Alpine Crossing, Nova Zelândia 

Tongariro Alpine Crossing, Nova Zelândia

Mount Ngauruhoe, o famoso Mount Doom do filme Senhor do Anéis.

O Tongariro Alpine Crossing está na lista Great Walks da Nova Zelândia, além de ser reconhecida mundialmente como uma das melhores trilhas de um dia, é bastante procurada pelos apaixonados pela Trilogia Senhor dos Anéis, já que foi cenário de algumas cenas importantes do filme. As principais atrações são os vulcões  Tongariro, Ngauruhoe ( Mount Doom, do Senhor dos Anéis) e Ruapehu, além dos lagos esverdeados (Emerald Lakes) e crateras vulcânicas.

Tongariro Alpine Crossing

Tongariro Alpine Crossing Trajeto: Imagem ilustrativa from Turangi Alpine.

VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA O TONGARIRO ALPINE CROSSING?

Antes de entrar no Parque Nacional de Tongariro é importante saber que você estará prestes a iniciar uma caminhada de 19,4 km no total. Muita gente se pergunta se realmente está preparado para uma caminhada tão longa? O objetivo desse tópico não é desincentivar ninguém, pelo contrário é incentivar a se preparar fisicamente para isso. Se você nunca fez uma caminhada de no mínimo 5 horas, ou não prática nenhum tipo de esporte, seria interessante experimentar algo do tipo antes de se aventurar no Tongariro Alpine Crossing.

A trilha é ONE WAY, ou seja , você sai de um lugar e chega em outro, por isso é meio complicado desistir estando a caminho da trilha, já que o transportes estarão te esperando no final da caminhada.

Ainda no ônibus a caminho para Tongariro, a motorista alertava sobre a importância de está fisicamente preparado, também contou que crianças com idade de 5 anos já haviam completado a travessia e o alpinista mais velho a chegar ao fim tinha 94 anos, até que ponto isso é verdade eu não sei, mas isso ficou gravado na minha mente e serviu de motivação.

Tongariro Alpine Crossing, Nova Zelândia

Uma das subidas entre o Soda Springs e a Red Crater.

Tongariro Alpine Crossing, Nova Zelândia

Alguns acessos da trilha estavam como na foto.

PLANEJANDO O TONGARIRO ALPINE CROSSING

Se você se sente pronto para essa aventura o próximo passo é se planejar. Por isso, se estiver pensando em ir de carro precisa organizar a logística de estacionamento. Nos optamos por começar o trajeto em Mangatepopo e terminar em Ketetahi, ou seja deixamos nosso carro em Ketetahi e seguimos de ônibus para Magatepopo pagamos 25$ . Na verdade é possível fazer o trajeto ao contrário também, mas a recomendação é Mangatepopo to Ketetahi. Mangatepopo está em uma elevação maior do que Ketetahi, isso te faz economizar quase 200 metros de escalada. Sem falar que é a paisagem de início do Magatepopo é bem mais motivadora, já que fica mais próximo das atrações principais, veja as fotos no final desse post.
Caso você opte por procurar Acomodação próximo a Tongarairo ou até mesmo acampar nos lugares autorizados pelo doc é possível, veja os campingside Tongariro Nacional Parque. Independente da sua escolha de acomodação, existem vários tipos de transporte que oferecem este serviços de shuttle até o Parque Nacional de Tongariro onde irá iniciar sua caminhada, confira o site Great Lake Taupo, que também fornece várias opções de transportes.

Tongariro Alpine Crossing, Nova Zelândia

Clássica foto com vista para o Emerald Lakes e a Cratera Central.

Tongariro Alpine Crossing, Nova Zelândia

Emerald lakes ( Lagos Esmeralda) é fácil entender o porque no nome.

DICAS DA BULA DE VIAGENS:

1- Planeje sua viagem

  •  Agende a acomodação e o Shuttle, com pelo menos 2 dias de antecedência;
  • Avise para alguém que irá  fazer o Tongariro Alpine Crossing, só quem assistiu o filme 127 horas, que é baseado em a história real de um Alpinista, sabe a importância de um aviso.
  • Um sapato confortável e adequado para atividade fará toda diferença no desenvolvimento de sua caminhada.

3- Esteja ciente do tempo e riscos

  • · Antes de agendar um dia verifique como estará o clima da data escolhida. Mesmo assim, as condições meteorológicas podem mudar tragicamente, eu me senti aquele personagem do do Karate Kids, bota casaco, tira casaco. Então se vista pensando nesses detalhes. Para saber a previsão em tempo da região de Tongariro faça um Check-in no Met Service  da Nova Zelândia.
  •  Verifique os níveis atuais de atividade vulcânica visitando o Geonet.org.nz . Para informações a respeito dos ricos de está em uma área vulcânica visite o link.

4- Respeite a sinalização

  • E muito importante respeitar a sinalização e principalmente as Volcanic Hazard Zones, muitas pessoas ficam se arriscando para tirar fotos ou coisas do tipo.
  • ·Também não é permitido beber ou entrar nas fontes de água, lagos ou afins.
  • Não sai da marcação da trilha, mesmo que em alguns pontos devido os deslisamentos não fiquem claras, esteja sempre perto das pessoas.
  • Existem umas caminhadas extras, para o topo do Monte Ngauruhoeou (+ 2 ou 3 horas) e Mt Tongariro(+ 1 , 30 ) , certifique-se de verificar se as condições são favoráveis, isso estenderá horas a mais em seu trajeto. Eu fiz a penas a caminhada extra para o topo do Monte Tongariro, e vale a pena.

COMO É A TRILHA TONGARIRO ALPINE CROSSING?

A Paisagem é exótica como pode observar nas fotos, alguns trechos são bastante difíceis, mas no fuinal das contas não é nada surreal, com um pouco de preparação física e força de vontade é acessível a todos. Não existe cronometro para completar o percurso, então faça tudo no seu tempo.
Fizemos uma caminhada em família, eu, meu marido e meus sogros, gastamos mais ou menos 7 horas, com muitas paradas para fotográficas .

Comecei a caminhar incentivada pelo meu marido que adora subir um morro, desde então, já havia feito várias outras caminhadas, algumas até mais longas do que o Tongariro, mas nada com o grau de dificuldade das subidas do Tongariro Alpine Crossing.

A energia do trajeto é super positiva e engraçada pois você encontra os mais diferenciados tipos de aventureiros, os que desistem na primeira dificuldade, os que reclamam o tempo todo, os que sentam a cada 5 metros, os alpinistas profissionais que passam por você cheios de equipamentos com uma cara de quem esta andando na feira, e isso tudo acaba tornando a caminhada bem dinâmica. O Tongariro Alpine Crossing além de toda essa questão física, tem uma significado psicológico muito forte, é um lugar onde você chega cheio de incertezas e sai com um VENCEDOR ao concluir o trajeto. You can do it!

Tongariro Alpine Crossing, Nova Zelândia

Foto tirada do topo fo Mount Togariro com vista para o Mount Ngauruhoe.

Tongariro Alpine Crossing, Nova Zelândia

Diariamente centenas de aventureiros fazem o Tongariro Alpine Crossing

Tongariro Alpine Crossing, Nova Zelândia

Uma das poucas fotos que eu estava presente, já que era impossível soltar a camera.

Deixe seu comentário